Sobre o projeto

O movimento sociocultural e ambiental Latitude 21 nasceu em 2019, com o objetivo de identificar e representar algumas das identidades regionais, por meio de estudos científicos, da literatura, música e da fotografia. O movimento é formado por trinta municípios, as quais se autodenominam Nova Alta Paulista.

Em relação à literatura, em 2019, foi publicada a 1a Antologia de Contos, Crônicas e Poemas Regionais da Nova Alta Paulista, pela Gráfica Impress, com a participação de 55 escritores de 13 cidades, totalizando 85 trabalhos inéditos. Pessoas de diferentes idades, segmentos sociais e graus de escolaridade escreveram suas memórias, resultando num trabalho seminal.

Em 2020 e 2022, mais especificamente durante o período pandêmico Covid-19, 13 escritores de 9 cidades escreveram poemas inspirados em temáticas regionais. Em parceria com músicos profissionais, somam 40 poemas musicados, gravados e com direitos autorais registrados.

Em 2023, está em editoração a 2a Antologia de Contos, Poemas e Crônicas Regionais da Nova Alta Paulista, subintitulada Poemas Musicados. A obra tem formato eletrônico, reunindo os poemas, comentários literários, histórico e musical dos mesmos, cifras musicais e partituras e também os áudios, resultando em mais uma obra inédita.

Desde 2020, está em desenvolvimento o Projeto Nossa Gente, que identificou os primeiros assentados nos livros de registro civil mais antigos dos municípios recém-emancipados, criando a categoria inauguradores do gentílico de cada um desses municípios. Esse material será compilado em material impresso e arquivos eletrônicos.

Com o objetivo de contribuir para reposição de parte da biodiversidade regional, constituída originalmente pelo bioma Mata Atlântica, desenvolvem- se estudos sobre o jatobá (Hymenaea courbaril) e pratica-se o processamento desse fruto nativo, resultando em ações de empreendedorismo e de plantio dessa e de outras espécies nativas. Por meio do programa PIBIC CNPq, vários alunos bolsistas do Centro Universitário de Adamantina desenvolveram estudos sobre o Projeto Nossa Gente e sobre o jatobá, resultando em relatórios e artigos interessantes. Um desses trabalhos constitui-se numa Jatobateca, que reúne dezenas de fontes de estudos científicos, culinária, literatura e outras modalidades relacionadas a esse fruto nativo.

Todas essas ações e outras já planejadas geram sistematizações, que precisam de um ambiente virtual concebido como repositório, resultando na necessidade de criação do web site latitude 21. Sua finalidade é reunir e disponibilizar essas informações geradas por estudantes do ensino superior e médio, bem como voluntários, disponibilizando-as para uso em trabalhos escolares, pesquisas científicas e também como memória.

A criação do site é de responsabilidade de Latitude 21 Frutos Nativos e Produtos Regionais, em parceria com o Centro Universitário de Adamantina/FAI, que o mantém em funcionamento, cuja cidade sede é Adamantina/SP. Muitas das ações socioambientais desenvolvidas estão vinculadas à Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista/REAP. A criação do site é da Agreste Consultoria Junior, vinculada à UFPE, campus Caruaru.

A muitas mãos, mentes e corações, temos um produto permanentemente inacabado, cuja principal característica é reunir e disponibilizar informações organicamente coletadas e sistematizadas.

Conecte-se com a gente!

izabelcastanha@fai.com.br